.

Nossos Professores

Nossa equipe é composta somente de professores formados em música e com grande experiênca didática, atuando ativamente no cenário musical brasileiro e internacional.

Prof. ALEXANDRE SIMON

Violão

Alexandre Simon é Doutorando em Música pela Universidade de Aveiro (UA – Portugal), Mestre em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Bacharel em Violão pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Iniciou seus estudos de violão com o professor Adelir Paulus e posteriormente com os professores Fernando Silveira Filho, Ivanov Basso, Thiago Colombo e Clayton Vetromilla. Frequentou também a Cátedra Especializada em Música Latino-americana para Guitarra na Argentina, sob orientação dos célebres violonistas Ricardo Gonzáles Longo e Eduardo Isaac.

Possui dois álbuns gravados com os grupos Cuarteto de Guitarras del Mercosur e Latino-América Duo, cujo álbum de estreia recebeu indicação ao Prêmio Açorianos de Música em 2018 na categoria Melhor Intérprete de Música Instrumental. Foi diretor artístico do I Festival Internacional de Violão do Mercosul e participou do projeto “Concertos Didáticos” promovido pela Funarte. Já realizou concertos no Brasil, Argentina, Uruguai, Canadá, Portugal, Espanha e Alemanha; e como educador musical, atuou no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre e em diferentes escolas privadas de música.

Prof. ALINE ARÔXA

Canto

Aline Arôxa é cantora, compositora, atriz e professora de canto. Com mais de 10 anos de estudo em canto popular, iniciou sua carreira no jazz e música brasileira, trabalhou com grupos como Manouche Carioca, o duo Sete para Cigano, Ryon Jazz Quartet, entre outros, tendo mais tarde migrado para o universo da MPB e do R&B alternativo com suas composições.

Filha dos coreógrafos e professores Jaime Arôxa e Bianca Gonzalez, a cantora mistura referências e técnicas das diferentes linguagens artísticas na qual teve contato ao longo da vida, aliando seu conhecimento extenso de voz a técnicas de interpretação advindas do período em botafogo que integrou a Cia Teatral “Os Insubmissos” e à didática adquirida pelos anos observando de perto o trabalho dos pais, ambos professores renomados da dança de salão.

Atualmente é professora de canto na Sarau Brasil, na Catsapá Escola de Musicais e teve seu primeiro single oficial, “Amor Fantasma”, lançado em Novembro de 2022.

Prof. ALISSON FREIRE

Violão, Guitarra e Ukulelê

Formado em Licenciatura (UFAL) e Mestrado em Música (UFRJ), Alisson Freire atua como músico e professor há mais de 10 anos.

Como professor, tem experiência com ensino individual e coletivo (turmas), em escola pública e privada, projetos sociais, cursos livres e de extensão universitária.

Transita entre os universos da música clássica e popular, com repertório que envolve tanto obras de compositores como J.S. Bach, como também música popular brasileira, rock, entre diversos outros gêneros populares. Tal versatilidade o permite atender diversas demandas em seu trabalho como professor, sejam alunos que queiram aprender a acompanhar - “tocar e cantar” -, ler partituras, cifras, tablaturas, solos etc.

Prof. CAMILA MARLIÈRE

Piano, Canto, Harmonia e Percepção

Camila Marlière é graduada em piano e canto pela Escola de Música da UFRJ. Atua há mais de 12 anos como professora, com experiência em canto lírico, musicais e canto coral infantil e adulto.

Prof. DÉBORAH CECÍLIA

Piano e Canto

Déborah Cecília é cantora, compositora e atriz baiana. Formou-se Bacharel em Canto na Escola de Música da UFRJ e tem atuado em peças teatrais, musicais e ópera no Rio de Janeiro, participa de grupos vocais, além de dar aulas.

Possui um trabalho de música popular brasileira autoral. Estreou peças de novos compositores para voz em diferentes for formações instrumentais, tanto com canto lírico quanto na música popular brasileira.

Prof. DIEGO CASTINO

Violão, Cavaquinho, Guitarra, Ukulele, Harmonia e Percepção

Músico profissional já aos 15 anos, frequentou diversas escolas de música (entre elas Unirio, Cbm e Cigam) e foi aluno de importantes nomes da música popular e instrumental (O Pianista Jeff Gardner, o Guitarrista Alexandre Carvalho, a cavaquinista Luciana Rabello, entre outros).

A capacidade de transitar entre gêneros e instrumentos musicais faz com que a versatilidade seja sua grande característica.

Prof. FÁBIO ROCCO

Baixo, Violão e Guitarra

Formado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Estudou contrabaixo elétrico e acústico com Adriano Giffoni e Jorge Oscar. Formado no curso de Harmonia da escola centro musical CIGAM, onde também estudou violão e guitarra com Humberto Mirabelli.

Atua como contrabaixista desde 1999 participando de diversas bandas, tocando ao lado de artistas na noite e atuando em musicais.

Prof. FRANCISCO FERREIRA

Violão

Francisco Ferreira é formado em Violão pela Escola de Música Villa Lobos e atualmente cursa o último período de Bacharelado em Violão pela UFRJ, sendo orientado pelo Prof. Marcello Gonçalves.

Sua experiência artista abrange diversos concertos em grupo, tendo se apresentado em locais como: Sala Cecília Meirelles, Solar do Jambeiro, Iate Clube do Rio (série Música no Museu), Centro Cultural Correios, Escola de Música da UFRJ (Roda de choro). Também atua como solista, tendo participado de Masterclasses com Ezequias Lira (UFRN) e Thomas Patterson (Arizona-USA).

Atua como educador desde 2015, tanto em aulas coletivas ou individuais na rede privada de ensino, transitando facilmente desde a música de concerto até a música popular.

Prof. GABRIELA MEIRA

Canto

Gabriela Meira começou canto lírico no Estúdio VOCE, em 2015. No estúdio, com a Cia. NUOVO, estreou na operetta "Die Fledermaus" como "Adele", selecionada para o Festival Internacional de Música de Londrina, interpretou “Susanna”, em "As Bodas de Fígaro: Um Exercício Cênico", no Theatro Municipal de Niterói, e "Cosi fan Tutte: Um Exercício Cênico" como "Despina".

Em 2018, ingressou no bacharelado em canto lírico pela UFRJ, onde se formou em 2022. Nesse período, foi solista junto a Orquestra Barroca da UniRio (OBU), integrou o coral Brasil Ensemble, e foi solista em montagens universitárias, como "O gato de Botas" e "Cambiale di Matrimonio”. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foi solista na “Petite Messe Solenelle” e "Le Vin Herbé". Em 2023, participou do 11º Festival de Música de Pelotas, do Festival Ópera na Tela e do Festival Internacional de Ópera de Zapopan, no México, como solista na montagem "A Flauta Mágica", de Mozart.

Prof. HENRIQUE WUENSCH

Guitarra, Violão e Ukulele

Henrique Wuensch é professor de guitarra, violão e ukulele com mais de 15 anos de experiência. Mestre em música em práticas interpretativas pela Escola de Música (UFRJ), bacharel em guitarra elétrica (CBM), professor licenciado em música e produtor musical. Atua também na banda Sound Bullet (Sony Music) como músico e produtor, com mais de um milhão de plays nas plataformas de streaming, alcançando importantes shows pelo Brasil e no mundo, tocando ao lado de bandas como Arctic Monkeys, Pearl Jam, Queens Of The Stone Age, Alice In Chains e Andy Summers.

Prof. INAH KURRELS

Violino

Violinista concursada da Orquestra da UFRJ, atuante nas demais orquestras profissionais do Rio de Janeiro e professora de violino com formação no Método Suzuki sendo cadastrada na Associação Suzuki das Américas.

Sua trajetória no violino começou aos 12 anos de idade nas aulas particulares do instrumento e nos ensaios da orquestra escola pró-música. Entre os 18 e 23 anos, cursou Bacharelado em Violino na UFRJ e teve aulas com renomados professores no Brasil, entre eles: Daniel Guedes, Elisa Fukuda e Carla Rincón. Participou de inúmeros festivais de música, tocando em masterclasses para professores como Shmuel Ashkenasi (EUA), Domenico Nordio (IT), Leon Spierer (AL), entre outros. Inah é também licenciada em música pela UFRJ, pós-graduada em música de câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música e mestra em música pela UniRio.

Suas maiores influências no que se refere ao ensino do violino são os professores capacitadores Edward Kreitman (EUA), Eduardo Ludueña (ARG) e José Marcio Galvão (SP-BR). Em 2024, foi convidada para compor o time de professores da Caravana Sinos de Teresópolis.

Prof. JOÃO AYRES

Bateria e Percussão

Começou a estudar música aos 17 anos no Conservatório Musical Carlos de Campos, em Tatuí, finalizando seus estudos na FAPE ARTE/SP. Veio para o Rio de Janeiro para tocar com Oswaldo Montenegro. Desenvolveu sua extensa carreira como baterista e percussionista, tocando e gravando ao lado de grandes nomes da música brasileira como Danilo Caymmi, Roberto Menescal, Peri Ribeiro, Mongol, Silvio Brito, Maria Creuza, participando também de shows com Toquinho, Hermeto Paschoal, Cátia de França, Banda Banzai do grande baixista Luizão Maia, Língua de Trapo entre muitos outros.

Prof. LEONARDO PAGANI

Bateria e Percussão

Mestre em ensino das práticas musicais pela Unirio, possui bacharelado em percussão erudita, produção fonográfica e cursa a complementação de licenciatura em música.

Como baterista, atua no cenário musical brasileiro acompanhando artistas em musicais e na produção de trilhas para televisão e filmes. Possui experiência no exterior, em gravações de estúdio e shows. Autor do método de bateria "O Outro Lado", lançado pela Ed. Musimed. Como percussionista erudito, é chefe do naipe de percussão da Banda Filarmônica do RJ.

É patrocinado pela marca de pratos Soultone Los Angeles, Powerclick e possui parceria com a Yamaha do Brasil.

Prof. LEONARDO THIEZE

Canto Lírico e Popular

Formado em Canto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com Mestrado em Música, também pela UFRJ, o professor de canto e piano é integrante do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e diplomado na Academia de Ópera Bidú Sayão.

Iniciou seus estudos musicais aos 11 anos de idade ao ingressar no Coral dos Canarinhos de Petrópolis, onde estudou canto coral, solfejo, percepção, teoria musical e piano clássico.

Como solista, interpretou personagens nas óperas "Amahl e os Visitantes Noturnos" no Theatro Municipal de Rio de Janeiro,, "The Little Sweep" e "El Gato con Botas" no Salão Leopoldo Miguez, "Don Giovanni" no Centro Cultural da Justiça Federal, "Atys" na Sala Cecília Meireles e "Cosi Fan Tutte" na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). Em concertos, destacam-se a participação na "Bienal de Música Contemporânea 2016" e o recital "Mélodies Françaises", realizados na Sala Cecília Meireles.

Prof. LUÍS CARLOS BARBIERI

Violão Clássico

Estudou com Sérgio Assad de 1980 até 1985, e posteriormente fez seu Bacharelado em Violão na EM-UFRJ. Nessa instituição, concluiu o Mestrado em Musicologia, em 2012.

Ficou conhecido pelo seu trabalho no Duo Barbieri-Schneiter, com o qual realizou, por 14 anos, concertos nas principais Salas do Brasil, além da Argentina, México, Itália, Áustria, Suíça e Portugal, tendo gravado três CDs com o duo e mais seis em carreira solo.

Integra a Diretoria da AV-Rio (Associação de Violão do Rio), coordena o projeto AV-Rio Social e atuou como Diretor-Presidente da Associação. É o Diretor Musical da Mostra do Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter, produziu e apresentou o programa semanal “Violões em Foco”, para a Rádio MEC-FM.

Mantém sua atividade como concertista, apresentando-se em festivais e concertos no Brasil, América Latina e Europa.

Prof. PATRÍCIA GLATZL

Piano

Graduada pela Unirio e mestre em Práticas Interpretativas pela UFRJ. Recebeu diversos prêmios e se apresentou em importantes Salas de Concerto e festivais. Apresentou-se em programas da TV Cultura, TV Brasil e TV Globo. Obteve 1º lugar no concurso Maria Teresa Madeira (2006), foi vencedora do III Concurso Jovens Solistas da OSMG (2012) e do concurso para solista da orquestra da Unirio (2007).

Obteve prêmios como melhor intérprete de Bach do concurso nacional de piano de Governador Valadares (1999), e do concurso Arnaldo Estrella (2010), e foi contemplada com a Comenda Carlos Gomes(2015), prêmio da Ordem do Mérito Cultural, conferida pela SBACE.

Apresentou-se como solista de diversas Orquestras, dentre as quais a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, em que interpretou o Concerto Número 1 de Liszt sob regência do Maestro Roberto Tibiriçá. Com a Orquestra Cesgranrio interpretou o Concerto Número 4 de Beethoven no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Como camerista, apresentou-se com o Quarteto da Guanabara e com o violinista Daniel Guedes. Sob a regência do Maestro Vantoil de Souza, com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, interpretou o Concerto Número 2 de Rachmaninoff em 2017. Sob regência do Maestro Daniel Guedes, interpretou o concerto de Rachmaninoff 2 no Teatro Municipal do Rio de Janeiro no mesmo ano.

Patrícia é professora há mais de dez anos, ministrando aulas práticas, teóricas e musicalização infantil.

Prof. PAULA KRAUZE

Piano

Formada na Academia de Música de Poznań, Polônia, transita por vários gêneros musicais do clássico a músicas étnicas de diversos países, jazz, pop e mpb. Acompanhou diversos instrumentistas em países como Espanha, Grécia e Itália e também participou de projetos em diferentes estilos musicais como música grega, Turca e dos Balcãs.

Além das atividades como professora de piano, atualmente também atua como vocalista e violonista tocando repertório de covers internacionais e mpb.

Prof. RAFAEL CARNEIRO

Violão, Guitarra e Ukulele

Fundador e diretor da Sarau Brasil, há mais de três décadas se dedicando à arte de ensinar violão e guitarra.

Prof. TALES MELO

Piano

Iniciou seus estudos musicais em casa, com sua mãe, professora Glaucia, a qual viu seu potencial e o matriculou no curso básico de piano da Escola de Música Villa-Lobos de Paracambi, na qual, mais tarde lecionou por sete anos. Sob orientação do pianista Luís Senise, se formou na Escola de Música da UFRJ, no curso intermediário e na graduação, com o título de Bacharel em piano.

Conquistou o segundo lugar no I Concurso Nacional de Piano da Escola de Música da UFRJ e o terceiro lugar no XXXIV Concurso Nacional Rosa Mística de Curitiba - Paraná.

Atualmente trabalha como professor de piano e teoria em diversos cursos, é pianista acompanhador, prepara alunos para o ingresso em universidades de música, além de lecionar na Extensão da UFRJ.

Prof. THAÍS NASCIMENTO

Violão e Ukulele

Violonista e professora de música e musicalização de diversos instrumentos. Tem experiência como professora em diversos espaços como escolas de educação básica, projetos sociais, Instituto Federal e na universidade. Interpreta repertórios variados como samba, rock, mpb, choro e para violão solo de compositores/as de diversos países, do período renascentista ao atual. Realiza shows, recitais, participando de eventos como violonista acompanhadora, arranjadora e solista.

Licenciada, Bacharela e Mestra em Música pela UFRGS, pós-graduada em Filosofia pela IMED em Porto Alegre/RS, Thaís Nascimento também é pesquisadora e compositora, frequentemente participando de congressos e realizando palestras e aulas sobre música, performance, ensino e gênero.

Lançou o disco Expressivas - Mulheres Compositoras para Violão (2022), participou do disco Somente Mulheres produzido pela Academia Livre de Violão (2021) e é uma das diretoras e fundadoras da AIVIC - Associação Internacional de Violonistas Compositoras, junto a Ximena Matamoros (Chile) e Laura Campanér (São Paulo).

Prof. TIBOR FITTEL

Piano, Acordeon, Harmonia e Percepção

Tibor Fittel é pianista, acordeonista, compositor e arranjador. Mestre em música pela UNIRIO e bacharel em piano pela UFRJ, compõe música sinfônica, de câmara, para teatro e cinema, atuando no universo da música de concerto e dialogando com a música popular, o jazz, a bossa nova, o choro entre outros. Com o Duo Querubim, trabalho desenvolvido com sua esposa Camila Marlière na formação acordeon e voz, realizou inúmeras apresentações em importantes salas de concerto e festivais. Fez orquestração e arranjo da ópera Il Pigmalione, de Donizetti e do projeto Vertentes Modernistas, ambos estreados no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Compôs a Suíte Carioca, para coro a três vozes, por encomenda da FUNARTE. Atua como solista e arranjador do projeto Noite Portenha, com a Orquestra Feso Proarte, e do projeto Interculturalidades, como compositor e solista, com obras suas dedicadas à Orquestra Sinfônica Nacional, da UFF. Compôs a Suíte Rádio Mec, especialmente para o centenário da Rádio, com apresentação na Sala Cecília Meireles. Assina trilha, arranjos e direção musical de Carmim, o musical, com canções de Lamartine Babo. Escreveu trilha para o curta-metragem Casa Segura e para o longa-metragem Mais um dia, Zona Norte, ganhador do Troféu Candango de melhor trilha sonora em 2024, do cineasta Allan Ribeiro. No mesmo ano, é lançado o longa-metragem De pai para filho, de Paulo Halm, onde gravou os pianos.

Tocou com artistas como Elba Ramalho, Rildo Hora, Robertinho de Recife, Leny Andrade, Carlos Lyra, Claudette Soares, entre outros. Assina trilha de espetáculos de teatro como “O Princípio de Arquimedes”, do catalão Josep Maria Miró, com direção de Daniel Dias, “O cego e o louco", direção de Gustavo Wabner, “O paraíso mais belo”, de José Mauro Brant, “Marylin por trás do espelho”, com direção de Ana Isabel Augusto.

Participou da edição de 40 anos do ROCK IN RIO em 2024, como acordeonista.